05 Movimentos Contemporaneos
Arq. Caio Nogueira H. Cordeiro
Movimentos, tendências e conceitos da arquitetura e urbanismo contemporâneo
A rigor, não existe uma História da Arquitetura isolada da história da civilização, mas uma história da aventura humana que produz arte ao construir seu habitat.
É neste entrelaçamento entre a produção material e a representação humana traduzida em arte, sobre as condições dadas à sua época, que reside a dimensão histórica da arquitetura e sua transcendência ao longo do tempo para as gerações sucedentes.
“ mi mayor interés está principalmente concentrado en el propósito de mostrar sus relaciones recíprocas con las actividades humanas y la semejanza de métodos que se emplean hoy día, lo mismo en construcción, pintura, urbanística y la ciencia.” (1)
(1) Siegfried Giedion: Spacio, Tiempo y Arquitectura (1940 / 1966)
Il Campo (Siena - Itália)
Movimentos, tendências e conceitos da arquitetura e urbanismo contemporâneo
É impossível dissociar a teoria ou a própria obra artística, produtos do pensamento, do espírito humano, das condicionantes de seu tempo.
Nessas condições, o entrelaçamento entre as duas categorias: Teoria e História é fundamental para a compreensão do fenômeno arquitetônico.
Para Marx, a História não é uma compilação de fatos memoráveis que se sucedem ao longo do tempo e determinam resultados sobre as gerações posteriores, mas
“A sucessão de diferentes gerações cada uma das quais explora os materiais, os capitais e as forças de produção a ela transmitidas pelas gerações anteriores; ou seja, de um lado prossegue em condições completamente diferentes a atividade precedente, enquanto, de outro lado, modifica as circunstâncias anteriores através de uma atividade totalmente diversa”. (2)
Arquiteto do século XIX, trabalhando em sua prancheta
(2) Karl Marx & Friedrich Engels: A Ideologia Alemã (1845 / 1846)
Movimentos, tendências e conceitos da arquitetura e urbanismo