TGA Cultura organizacional
Em seu livro ROBBINS, Stephen P., relata que a cultura organizacional de uma empresa basicamente é uma percepção comum compartilhada pelos membros de uma organização, um sistema de valores com aspectos compartilhados pelos seus membros. Esse sistema é um conjunto de características-chave que a organização valoriza.
Segundo ele, existem sete características que, em seu conjunto, capturam a essência da cultura de uma organização.
O que é cultura organizacional – Definição- Conceito
Um líder utiliza o poder como meio para atingir os objetivos, porem o poder não requer a compatibilidade de objetivos para existir, só necessita de uma situação de dependência entre as partes envolvidas. A cultura organizacional de uma empresa basicamente é uma percepção comum compartilhada pelos membros de uma organização, um sistema de valores com aspectos compartilhados pelos seus membros. Esse sistema é um conjunto de características-chave que a organização valoriza.
Existem sete características que, em seu conjunto capturam a essência da cultura de uma organização. A avaliação da organização em termos dessas características revela, portanto, uma ilustração complexa da cultura organizacional. Essa cultura organizacional se refere à maneira pela qual os funcionários percebem as características da cultura da empresa, e não ao fato de gostarem delas.
Analisando estas características, pode-se observar que na cultura organizacional a satisfação com o trabalho procura medir a resposta afetiva ao ambiente de trabalho. Segundo o autor, refere-se a maneira como os funcionários se sentem em relação as expectativas da organização, as praticas de recompensas e a outros aspectos.
As organizações possuem culturas uniformes? Culturas Fortes- Fracas- Formalização- Nacional
O reconhecimento de que a cultura organizacional possui propriedades comuns não significa, contudo, que não pode haver subculturas dentro da empresa.
Subculturas: tendem a ser desenvolvidas nas grandes