Cultura Organizacional do Google
A empresa é conhecida por usar um novo conceito de cultura organizacional, que preza por um ambiente descontraído, para que haja o compromisso com a inovação e para que seus funcionários se sintam a vontade para compartilharem ideias e opiniões.
O regime de horário é bem flexível, e nos escritórios, há mesas de pingue-pongue, videogames, pufes e redes de descanso que dividem o espaço com mesas, cadeiras e computadores.
Sua cultura é muito bem definida, o Google é caracterizado como inovador e seu ambiente de trabalho reflete exatamente esse conceito. No dia a dia é possível conferir a cultura de inovação do Google por meio das modificações que a empresa faz no seu logotipo na página inicial de seu principal serviço, o site de pesquisa, de acordo com datas comemorativas.
Atividades lúdicas ocorrem durante a rotina de trabalho para que as pessoas se divirtam e trabalhem ao mesmo tempo. Essas atividades defendem a cultura de colaboração, também presente no Google, no qual os funcionários são incentivados a participar sempre, por exemplo, na contratação e indicação de novos funcionários.
Não é a toa que o Google foi considerado, em 2010, o melhor lugar para se trabalhar no Brasil, e que não sai da lista anual de melhores empresas da Great Place to Work (GPTW).
Essa forma de cultura organizacional serve para muitos como forma de inspiração, porém lidar com um ambiente sem “regras” pode gerar conflitos. O que não se pode negar, é que o Google é uma das maiores e mais lucrativas empresas do mundo, e que é muito admirada por sua maneira de lidar com o ambiente corporativo.