Cultura organizacional do branco do brasil
INSTITUTO A VEZ DO MESTRE
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
CULTURA ORGANIZACIONAL NO BANCO DO BRASIL
Ocian Brilhante Macedo Junior
Orientador: Mário Luiz Trindade Rocha
Brasília
2011
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
INSTITUTO A VEZ DO MESTRE
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
CULTURA ORGANIZACIONAL NO BANCO DO BRASIL
Monografia apresentada por Ocian Brilhante Macedo Júnior ao Instituto A Vez do Mestre como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Gestão Estratégica e Qualidade.
Brasília
2011
AGRADECIMENTOS
Aos meus pais, esposa, filha e aos
colegas de trabalho.
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho a Deus, aos meus pais Ocian e Telma,
aos meus irmãos Bráulio, Túlio e Érico, a minha
esposa Cinthia e minha filha Camila.
RESUMO
Esse trabalho tem por objetivo avaliar a mudança da cultura organizacional do Banco do Brasil, uma empresa pertencente a industria financeira, líder de mercado em ativos, com capilaridade nacional e internacional, de capital acionário misto( Governo Federal e investidores privados) e quadro funcional superior a 100 mil colaboradores.
O BB teve, até 1986, uma participação social latente em suas funções institucionais, desenvolvendo em seus funcionários uma cultura organizacional particular, voltada para o atendimento das políticas públicas, com foco na facilitação das ações sociais. O lucro não era o objetivo a ser buscado, por quanto com a conta movimento da União sendo controlada pelo BB, estavam garantidos os recursos necessários para os investimentos.
No ano de 1986, o BB perdeu o controle da conta movimento e passou a atuar com um banco comercial. A partir daí, haveria uma mudança cultural significativa mas que realmente só foi consolidada em 1998 quando o BB lançou um plano de encarreiramento para os novos funcionários concursados. Estes teriam menos direitos a certos