Cultura nas organizações do Japão.
No Japão o conceito de trabalho é diferente do que conhecemos no ocidente, lá as organizações são vistas como coletividade onde os empregados pertencem, não é só um lugar de trabalho. É como uma aldeia onde todos trabalham para um comum , quase sempre os empregados estabelecem compromissos por toda vida, como se fosse uma extensão de sua família, é como um princípio a ser seguido.
Murray Sayle (especialista australiano em Japão), acredita que as organizações combinam valores culturais dos campos de arroz(solidariedade na fábrica- trabalhar como em família) com o espírito servil do Samurai( características da administração, como hierarquia e padrão de relações interorganizacionais).
A plantação de arroz no Japão é uma atividade precária, que leva todos eles a construírem habilidades para projetos que parecem impossíveis. Tudo requer intenso trabalho em grupo, usando o máximo de sua capacidade para ter o melhor resultado possível, não existe individualismo.
(1º Quadro)Tópicos da Filosofia da empresa Matsushita Electric Company : Princípios básicos da empresa, credor do pessoal e 7 valores espirituais.
Na cultura japonesa os Samurais eram os “homens de serviço” e tinha seus valores de honra, hoje comparados a elite que dirige a sociedade japonesa.
Juntando as culturas do campos de arroz e o espírito do samurai foi formado um tipo de organização social hierarquizada dentro do moderno contexto industrial. É harmônico, existe subordinação e zelo pelo trabalho, sem resistências.
Robert Dore(comentarista conhecido no Japão) diz que a hierarquia na corporação japonesa é muito mais um sistema de serviço mútuo do que um sistema de controle de cima para baixo. Não