Cultura Organizacional e Gestão da Mudança -As Organizações vistas como Cultura
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO E MESTRADO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS
DISCIPLINA: Cultura Organizacional e Gestão da Mudança
Nome: Juvenal Laurinda da Silva Chadreque, CODIGO DO ALUNO: 338549
____________________________________________________________________________________
RESENHA SOBRE: As Organizações vistas como Cultura (Capítulo 5)
REFERÊNCIA DA OBRA
Gareth Morgan, livro “Imagens da Organização” Editora Atlas – 2002. Resenha do Capítulo 5, sob o título “A Criação da Realidade Social – As Organizações Vistas como Culturas”.
CREDENCIAIS DA AUTORIA
Gareth Morgan é um Teórico Organizacional Britânico, Consultor de Administração e Professor Emérito da Universidade de York em Toronto, conhecido como criador do conceito da "Metáfora Organizacional" e autor do best-seller Imagens da Organização.
A CRIAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL – As Organizações Vistas como Culturas
O autor retrata neste capítulo de comparações implicitas sobre as organizações, suas diferentes culturas e suas influências, e inicia fazendo um paradoxo entre a cultura organizacional americana que detinha a liderança nos anos 60 e se vê, a partir dos anos 70, ameaçada com a hegemonia do Japão. O estilo de transformar o difícil no possível fez com que os japoneses pudessem dar um passo gigantesco na qualidade e confiabilidade dos seus produtos. A cultura e a forma de vida japonesa foram fatores preponderantes para essa ressurreição, tornando-se uma potência mundial, não inferior a qualquer outra. A partir desse período os teóricos e administradores passaram a dar maior ênfase a diversos estudos sobre cultura e organizações, acredita-se que para entender esse fenômeno chamado Japão. Metaforicamente a palavra cultura vem de cultivo, de plantar, no entanto refere-se ao padrão de ideologias, crenças, leis e ritos quotidianos, hoje em dia, cultura nos faz ver que diferentes grupos de pessoas têm diferentes estilos de vida. Morgan cita o cientista político Robert