Cultura da tv digital
A humanidade, dá então, entre 10.000 e 5.000 antes de Cristo, um salto ainda maior; os homens passam a domesticar os animais e cultivar a terra. Aprendem a moer o grão e dar polimento a seu machado e enxadas, inventam a cerâmica e o tecido, escavam as primeiras minas. (MURARO:1969)
Esse momento marca o fim da etapa nômade do homem, que através do cultivo da terra e da domestificação dos animais, cria novos meios de subsistência, onde Muraro destaca que o motor desse salto foi a descoberta tecnológica dos métodos de cultivar a terra, a invenção da agricultura muscular.
Esta etapa só foi superada no início do século XIX, onde se situa a primeira grande Revolução Industrial. Até então o homem vivia maciçamente do trabalho dos seus músculos cultivando o solo. A invenção veio, num certo sentido, libertar o homem do trabalho de seus músculos, tendo sido este substituído pelas máquinas. Com a difusão da mecanização em grande escala e a conseqüente libertação do homem da terra, as cidades vão crescendo em importância. O homem passa de figura principal nas relações de trabalho para um mero instrumento de trabalho que, com as constantes modificações das técnicas no ambiente de trabalho, na busca de mais produção e menos mão de obras, vem se transformando em objeto obsoleto.Tem início a civilização urbana, com novas leis psicossociais, novos sistemas econômicos. É a época do capitalismo liberal nos países ocidentais. Criam-se então os grandes impérios econômicos no sentido moderno do termo, e é neste contexto que surgem as principais tecnologias de que abordamos neste artigo. E para atender a demanda econômica deste imenso sistema, a tecnologia entra em cena na possibilidade de acrescentar ao capitalismo ainda