resenha crítica
Cliciane de Jesus Salin *
SANTOS, Rogério da Costa. A Cultura Digital. 2. ed. São Paulo: Publifolha, 2013.
Rogério da Costa Santos é formado em Engenharia de Sistemas pela UERJ, mestre em Filosofia pela USP e doutor em filosofia pela Universidade de Paris IV-Sorbonne. Atualmente, é professor do programa de pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Publicou artigos sobre cibercultura e redes em várias revistas.
RESUMO
Mudanças nas formas de se comunicar ainda estão em curso e a revolução digital, que há uma década vivenciamos, contribui em parte para esse acontecimento. O aumento da participação do público em programas de televisão seja por telefone, fax ou internet, a vinda da TV digital interativa, a evolução dos agentes inteligentes, a proliferação de comunidades virtuais e a explosão dos sem-fios faz parte do cotidiano dessa nova cultura. Uma cultura que influencia comportamentos de consumo e que defende a interconexão (entre máquinas) e da inter-relação (entre as pessoas). Este livro de Rogério da Costa Santos relata as características mais importantes desse fenômeno, que se renova na velocidade da luz e revela como funcionam as estratégias para despertar a atenção e desenvolver o interesse das pessoas, além de tentar orientá-las nessa nova cultura.
PALAVRAS-CHAVE: Cultura digital. Estratégia. Marketing.
INTRODUÇÃO
Em A Cultura Digital, Rogério da Costa Santos (2013) discute o surgimento de uma nova e suposta cultura que surgiu junto com a revolução digital, conhecida por muitos estudiosos sobre o assunto como “cultura digital”. De acordo com as pesquisas já realizadas percebe-se que esta cultura cresceu sob a interconexão (entre máquinas) e a inter-relação (entre pessoas), ou seja, ele traz uma abordagem sobre as mudanças que aconteceram e que podem vir a acontecer no mundo, a partir da convergência entre diversas mídias.
Esta resenha tem como objetivo mostrar como o autor leva o leitor a guiar-se por