Conhecimentos cíentificos
TIPOS DE CONHECIMENTOS
MACAPÁ-AP 2011
NELIS NELSON NAZARÉ PEREIRA
TIPOS DE CONHECIMENTOS
Trabalho de pesquisa apresentado à Faculdade SEAMA como requisito básico para nota parcial da G1, da disciplina Metodologia Científica ministrada pela professora Catarina Moutinho do curso de Bacharelado em Direito.
MACAPÁ 2011
INTRODUÇÃO
Este é um trabalho de pesquisa, cuja finalidade é de mostrar um pouco sobre os vários tipos de conhecimento e seus métodos. Irei abordar nesta pesquisa os conhecimentos: científico, empírico, religioso, filosófico e jornalístico.
CONHECIMENTO
O conhecimento consiste em conhecer e incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer, isto inclui, mas não limita as descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que são úteis ou verdadeiros. Nós, os seres humanos, somos os únicos capazes de criar e transformar conhecimento; somos os únicos capazes de aplicar o que aprendemos, por diversos meios, numa situação de mudança do conhecimento; somos capazes de criar um sistema de símbolos, como a linguagem, e com ele registrar nossas próprias experiências e passar para outros seres humanos. Essa característica é o que nos permite dizer que somos diferentes dos animais irracionais.
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
É o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Podemos ainda dizer que é o conjunto organizado de conhecimentos sobre um determinado objeto, em especial obtidos mediante a observação, a experiência dos fatos e um método próprio. Podemos dizer que o Conhecimento Científico: é racional e objetivo; atém-se aos fatos; transcende aos fatos; é analítico; requer exatidão e clareza; é comunicável; é verificável; depende de investigação metódica; busca e aplica lei; é explicativo; pode fazer predições; é aberto; é útil. (GALLIANO, 1979). Exemplo de Conhecimento Científico: Descobrir uma vacina para uma doença.