Horas complementares
RESUMO DO LIVRO:
O Monge e o Executivo
Este livro relata a história de John Daily, um executivo bem sucedido, técnico voluntário de um time de beisebol, casado e pai de dois filhos. O qual era conhecido por Simeão, um nome que vinha acompanhando-o desde o inicio da sua vida. Tinha sonhos freqüentes da mesma coisa que lhe transmitia a mesma mensagem: “Ache Simeão e ouça-o!”.
Em sua fabrica ocorreu um movimento sindical, e sua esposa e seus filhos começaram reclamar, e propôs a ele que fosse se aconselhar com o pastor da igreja o qual lhe indicou a participar de um retiro no mosteiro cristão chamado João da Cruz, localizado próximo ao lago Michigan. Como John começou a ver que nem tudo estava acontecendo conforme planejado, com a insistência da mulher e com o medo de perder a família, decide ir.
Ao chegar ao local de destino foi recebido por um monge Len Hoffman, que por sinal era um ex-presidente de uma multinacional, bem-sucedido, mas que largou tudo para viver como monge, ficou surpreso ao ver que Hoffman recebera por nome de “Simeão”.
Passou então a freqüentar as aulas ministradas pelo monge, onde trataram de diversos assuntos, o debate inicial foi sobre a liderança, a diferença entre poder e autoridade. Foi colocada a questão dos modelos de liderança dos quais Len acreditava que a autoridade sempre se estabelece ao servir aos outros e sacrificar-se por eles. Porem na visão de um líder deve ser traduzido pelo comportamento e pela escolha, na união do falar e do fazer, sem que envolva sentimentos.
Os assuntos quais eram tratados se resumem em liderança, sentimento, comportamento, diferença entre autoridade e poder. Assim como o autor podemos citar como o maior líder já existente Jesus Cristo, que soube ministrar, servir e ser seguido.
As aulas passaram e cada vez mais se aprofundavam nos temas, levantando