Cultura da Alemanha
A cultura alemã tem seu início muito antes do surgimento da Alemanha como um estado-nação e abrange todo o mundo falante do alemão. De suas raízes, a cultura na Alemanha tem sido moldada pelas principais tendências intelectuais e populares da Europa, tanto religiosas quanto seculares. Como resultado, é difícil identificar uma tradição alemã específica separada de um contexto maior da alta cultura europeia. Na Alemanha, os estados federais são encarregados das instituições culturais. Existem 240 teatros subsidiados, centenas de orquestras sinfônicas, milhares de museus e mais de 25.000 bibliotecas espalhadas pelos 16 estados. Estas oportunidades culturais são aproveitadas por milhões de pessoas: os museus alemães recebem mais de 91 milhões de visitantes a cada ano; anualmente, 20 milhões assistem peças nos teatros e óperas; enquanto 3,6 milhões escutam às grandes orquestras sinfônicas.
A Alemanha reivindica alguns dos compositores de música erudita mais renomados mundialmente, incluindo Joham Sebastiann Bach , Ludwig van Beethoven, Johannes Brahms, Richard Wagner, Richard Strauss e Paul HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Hindemith"Hindemith. Desde 2006, a Alemanha é o quinto maior mercado de música no mundo e influenciou o pop e rock através de artistas como Kraftwerk, Scorpions, Rammstein eTokioHYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Tokio_Hotel" Hotel.
Diversos pintores alemães obtiveram prestígio internacional através de seus trabalhos em vários estilos artísticos. Hans HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Hans_Holbein,_o_Jovem"HolbeinHYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Hans_Holbein,_o_Jovem", o Jovem, MatthiasHYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Matthias_Gr%C3%BCnewald" Grünewald, e Albrecht HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Albrecht_D%C3%BCrer"Dürer foram artistas importantes do Renascimento, CasparHYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Caspar_David_Friedrich" David Friedrich do Romantismo, e Max Ernst do