Cultura Argentina
1. Território.
O território argentino é situado no sul da América do sul, o país tem uma área total de 2.780.400 km², sendo que 1,57% são compostos por água, em seu território é divido em seis grandes regiões, os Pampas que são as planícies férteis localizada no centro e no leste, a Mesopotâmia delimitada pelos rios Paraná e Uruguai, Gran Chaco que se localiza ente a mesopotâmia e os andes, o Cuyo está ao leste dos andes, e o Noroeste argentino fica ao norte, e por fim a Patagônia é um grande planalto localizado ao sul do país.
1.1. Clima.
O clima temperado, geralmente varia de subtropical no norte, até subpolar ao sul. O norte é caracterizado por verões quentes e úmidos, na região sul, os verões são mornos e invernos frios com fortes nevoadas, especialmente nas zonas montanhosas.
1.2. Demografia.
A Argentina é o terceiro país mais populoso da América do Sul e 33º do mundo. A densidade populacional é de 15 pessoas por quilômetro quadrado de área de terra, bem abaixo da média mundial de 50 pessoas. A taxa de crescimento da população em 2010 foi estimada em 1,03% ao ano, com uma taxa de natalidade de 17,7 nascimentos por 1.000 habitantes e uma taxa de mortalidade de 7,4 mortes por mil habitantes. O saldo migratório argentino variou de zero a quatro imigrantes por mil habitantes (2001 INDEC).
2. História.
O primeiro nome dado ao país foi “Rioplatense” um termo em castelhano que significa rio da prata, esse o primeiro gentílico foi dado por Sebastião Caboto em 1526. A prata em latim recebe o nome de argentum, e o nome argentina como é conhecido hoje foi usado pela primeira vez pelo poeta Miguel Del Barco Centenera.
2.1 Era pré-colombiana.
A área conhecida atualmente como a Argentina era relativamente pouco povoada até o período da colonização europeia. Os primeiros vestígios de vida humana são datados do período Paleolítico e há indícios adicionais dos períodos Mesolítico e Neolítico. No entanto, grandes áreas do interior eram aparentemente