cultura da argentina
A Argentina oferece uma grande variedade de atividades culturais que se refletem em diferentes expressões artísticas, como o teatro, a pintura, a escultura, a música e a literatura. Além disso, mantém a tradição das suas danças e músicas típicas, como o Tango em Buenos Aires e o folclore no interior do país.
A culinária da Argentina se caracteriza por uma grande importância das carnes, vinhos e empanadas. A gastronomia desse país diferencia-se do resto da América Latina devido aos grandes aportes europeus: o italiano e o espanhol, que são duas importantíssimas influências, seguidos por derivados de etnias aborígenes.
Quando se fala em gastronomia argentina, imediatamente pensa-se em carne, em efeito a fertilidade do solo, somado ao fato de ser um dos principais produtores de grãos do mundo, permite a esta contar com um gado de altíssima qualidade. Isso explica por que a carne é um dos principais ingredientes desta culinária.
Entre os pratos típicos muito consumidos no país, estão o arroz portenho, o locro, e a picada. A Argentina também é muito conhecida pelo doce alfajor, uma espécie de bolacha recheada muito consumida em todo mundo nos dias de hoje.
Na literatura, a Argentina destaca-se pela qualidade dos seus escritores, que, em muitos casos, se posicionaram como referências da literatura latino-americana. É o exemplo de Jorge Luís Borges, talvez o escritor mais reconhecido da América Latina.
O Tango desenvolveu-se principalmente na cidade de Buenos Aires em finais do século XIX e nos últimos anos renasceu não somente como atração turística, tendo-se tornado também mais popular no país, sobretudo a dança.
No interior do país, a música popular é o folclore, o qual compreende uma grande variedade de danças e ritmos diferentes como os seguintes: "Gato", "Chamamé", "Zamba", "Chacarera", "Malambo", etc. As festas folclóricas mais importantes do país são o Festival de Cosquín e o de Jesús María, ambos na Província de Córdoba.
Além disso,