argentina
DADOS PRINCIPAIS:
Área: 2.780.092 km²
Capital: Buenos Aires
População argentina: 40 milhões (estimativa 2010)
Moeda: peso argentino
Nome oficial: REPÚBLICA ARGENTINA
Nacionalidade: argentina
Data nacional: 25 de maio (aniversário da Revolução) e 9 de julho (Dia da Independência).
Presidente: Cristina Kirchner
Idiomas: espanhol (oficial).
Religião: Católica Romana 92%, protestantes 2%, judeus 2% e outras 4%.
Cultura da Argentina
A cultura da Argentina é extremamente diversa, assim como são as características geográficas e os grupos étnicos do país. Boa parte da atual cultura argentina é influenciada pela imigração europeia, mas os traços indígenas e africanos são latentes nas manifestações culturais da nação, mais especificamente na música e nas artes plásticas. As grandes cidades do país, como Buenos Aires, Rosário e Córdoba, abrigam construções com arquitetura colonial. Estes prédios convivem hoje com as modernas construções da Argentina moderna, combinando, assim, a beleza das construções da época de domínio espanhola, com a modernidade dos trade centers do século XXI.
Toda essa variedade se reflete na proeminência da cultura argentina em diversas áreas. Desde a literatura até o cinema, passando pelas artes plásticas e pela música, a Argentina tem representantes de sua cultura que se destacam no cenário mundial. Segue abaixo um pequeno resumo das manifestações da cultura argentina em diversas áreas.
- A palavra Argentina tem origem no latim "argentum" que significa prata. O nome foi dado pelos exploradores europeus que, no começo do século XVI, acreditavam que havia uma montanha de prata na região.
- O ponto mais alto da Argentina é também o mais alto do continente americano. O Aconcágua é uma montanha de 6.960,8 metros de altura, situada na província de Mendoza (região oeste da Argentina).
- A carne bovina é um dos principais alimentos consumidos pelos argentinos.
- Podemos citar como pratos típicos da culinária