cultura africana
No dia 22 de novembro comemoramos o Dia da Consciência Negra em todo a Brasil, em homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, que morreu no ano de 1695. A criação desta data foi importante, pois serve para refletimos sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura brasileira. Os negros africanos colaboraram muito, durante a criação da nossa história, em vários de nosso país. É um dia que devemos comemorar e valorizando a cultura afro-brasileira. Sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca, como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus.
Desde muito tempo já existia o preconceito, mas infelizmente nos tempos de hoje não podemos dizer que o preconceito acabou. Atitudes importantes estão sendo tomadas neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que estudar a história da África e a cultura afro-brasileira. Muitos hábitos que os africanos tinham, vemos presentes em boa parte de nossa cultura, um dos exemplos mais comuns é a dança da capoeira e a culinária, muitos hábitos mudaram. Ainda existe no povo brasileiro a essência que foi deixada pelos africanos em nossa terra.
Só uma data marcada pela morte de uma pessoa ainda não é o suficiente para as pessoas perceberem a importância que teve os africanos e seus descendentes para o crescimento de nosso povo e nossa cultura. Muitos ainda não sabem que os africanos tiveram uma grade participação em nossa história.
A história do povo africano precisa de um conhecimento maior para com a população, sua cultura ser valorizada e o respeito crescer cada vez mais.