Concentrado de licor negro TUBEL

955 palavras 4 páginas
TREINAMENTO E COMISSIONAMENTO EVAPORADOR TUBEL- METSO

MAURICIO OSTROSKY

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

TRES BARRAS
2012
1.INTRODUÇÃO

Este relatório, tem como objetivo principal apresentar um breve resumo sobre a visita feito a unidade da FIBRÍA – Três Lagoas – MS , com foco no evaporador TUBEL-METSO que esta em operação na referida unidade, bem como seu desempenho, funcionalidade e importância para o processo produtivo da planta fabril.

2.Descrição do Processo.

A unidade possui dois tanques de estocagem de licor fraco com 14,5% de sólidos e capacidade de 6000m3 cada um.
Na evaporação são 5 efeitos e 2 TUBEL, com capacidade de evaporar 1250m3 de água gerando aproximadamente 330m3 de licor com 85% de sólidos.
Possuem 1 tanque de estocagem de 1000m3 para o licor a 85% de sólidos.
Este tanque é pressurizado a 1kgf/cm2 para manter as características de fluidez do licor.
O licor dos tanques de fraco com 14,5% de sólidos alimentam o 4º efeito, passando pelo 5º, 6º, 3º e 2º efeito do qual sai com 42% de sólidos. Do 2º efeito o licor se divide uma parte passa no tanque de mistura da caldeira de recuperação para coletar as cinzas dos precipitadores. No TUBEL, o licor entra na câmara 2B com 45% de sólidos e sai com 60%, passa para 1C sai com 70%, alimenta a câmara 1B sai com 78% e sai da câmara 1A com 82% de sólidos, daí passa por um tanque flash onde devido ao flasheamento ele aumenta a porcentagem do sólido para 84%, em seguida segue para o tanque de estocagem pressurizado.
No TUBEL cada câmara possui entrada de vapor vivo esse vapor pode ser de media 12kgf/cm2 ou de baixa 4kgf/cm2 e gera condensado limpo. O evaporado do TUBEL alimenta os efeitos anteriores gerando condensado com diferentes níveis de contaminação. Em cada entrada de vapor possui um

Relacionados