Cultivo orgânico da cana de açúcar
2146 palavras
9 páginas
Cultivo orgânico da cana de açúcar O sistema de produção orgânico visa à produção de alimentos ecologicamente sustentável, economicamente viável e socialmente justa, capaz de integrar o homem ao meio ambiente. A adoção desse sistema de produção vem crescendo, tanto em área cultivada como em número de produtores e mercado consumidor, embora ainda represente uma parcela pequena da agricultura. O crescimento da agricultura orgânica se deve ao fato da agricultura convencional basear-se na utilização intensiva de produtos químicos, fazendo com que os consumidores vejam neste sistema de produção uma possibilidade de risco à saúde e ao meio ambiente, buscando produtos isentos de contaminação. O aspecto nutricional e sensorial apresenta grande importância para os alimentos orgânicos, embora venha sendo pouco estudado e em alguns trabalhos os resultados obtidos sejam conflitantes, o que reforça a importância de realizar levantamentos sobre o tema, discutindo de forma pormenorizada os resultados encontrados.
Segundo a Lei n°. 10.831 de 23 de dezembro de 2003, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), “é considerado sistema orgânico de produção agropecuária todo aquele em que se adotam técnicas específicas, mediante a otimização do uso de recursos naturais e socioeconômicos disponíveis e o respeito à integridade cultural das comunidades rurais, tendo por objetivo a sustentabilidade econômica e ecológica, a maximização dos benefícios sociais, a minimização da dependência de energia não-renovável, empregando, sempre que possível, métodos culturais biológicos e mecânicos, em contraposição ao uso de materiais sintéticos e a proteção do meio ambiente” (BRASIL, 2003).
Na década de 80, grandes áreas de cultivo de cana de açúcar como a Usina São Francisco de Sertãozinho – SP desenvolveu o projeto “Cana Verde”, cujo objetivo era o desenvolvimento da produção de cana de açúcar orgânica, sendo a pioneira do ramo no Brasil; no ano de 1994 intensificaram a