296022690116

258 palavras 2 páginas
Tema: Frederick Winslow Taylor (Administração Cientifica – 1911) e Henri Fayol (Teoria Clássica Administrativa – 1916)

Frederick Winslow Taylor (Administração Cientifica – 1911)

Taylor tentava eliminar os desperdícios nas indústrias e aumentar os níveis de produtividade através das técnicas de engenharia. Ele se utilizava de estudos de tempo e movimento, fragmentação de tarefas, entre outras. A administração cientifica de Taylor implantou diversos conceitos que até hoje utilizamos, mesmo com todos os defeitos que apresentava, como a robotização do operário, abordagem envolvendo apenas a organização formal, a visão do homem como parte da máquina industrial.

Henri Fayol (Teoria Clássica Administrativa – 1916)

Para Fayol as funções de uma empresa devem ser dividas em seis: * Funções Técnicas * Funções comercias * Funções financeiras * Funções de segurança * Funções contábeis * Funções administrativas
Sendo que a última engloba funções universais que são: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Para Fayol a empresa é analisada de cima para baixo. Ele tem uma visão mais gerencial com resultados finais na produção.

Conclusão

Taylor era muito mais racionalista em relação aos empregados. Para ele era possível medir o tempo de execução do trabalho, determinando assim padrões para os trabalhadores, já que via os operários como parte da máquina no desempenho das tarefas. Já Fayol partia do princípio de administração mais flexível. Ele defendia a harmonia entre os empregados, os incentivos materiais e salariais.
Contudo, podemos concluir que uma teoria complementa a outra e que ainda hoje na atual maneira de administrar temos muito de cada um deles.

Fonte
Site: Cola da Web
Data: 11 de março de 2013 as 12:20

Relacionados