Cultivo de Ma a e Banana em SC
Curso: Ciências Biológicas
Ano: 4º ano
Disciplina: Climatologia
Professor: Paulo Ivo Koehntopp
Acadêmica: Pamela de Souza Prim
Cultivo de Banana e Maça no estado de Santa Catarina
A questão das mudanças climáticas tem sido discutida em todos os setores da atividade humana desde que relatórios de pesquisa têm evidenciado as alterações principalmente nos padrões de ocorrência de temperatura e precipitação. No Estado de Santa Catarina não poderia ser diferente, um aspecto importante é estimar a influência das mudanças climáticas que poderiam causar na agricultura, pois esta atividade é responsável pela subsistência de um grande número de famílias de agricultores e atividades da agroindústria. Aumentar o grau de informações com relação a estas alterações tem sido um grande desafio, pois suas consequências tornam-se um grande problema global. Estudos em desenvolvimento por pesquisadores da Epagri/Ciram, utilizando séries históricas de dados meteorológicos, mostraram que como em nível global, mudanças climáticas também estão sendo verificadas no Estado.
Tem sido observado um aquecimento da temperatura média do ar ao longo dos anos. Os resultados mostram um diferencial entre as variabilidades das temperaturas extremas, máxima e mínima. Há tendência de aumento da temperatura mínima em quase todas as localidades observadas, podendo afetar culturas como a da banana e maçã que são significativas para o Estado de Santa Catarina.
O território catarinense se divide em três áreas básicas, com condições de relevo e clima distintas: o oeste, o centro e o leste. No oeste estão concentrados os grãos, especialmente feijão, milho e soja, e a criação de suínos, aves e bovinos. No centro do estado, com regiões mais elevadas e, por isso, um clima mais frio, se destacam produções que dependem de temperaturas mais baixas, como maçã e uva, além de focos de produção de grãos. Já a leste do estado, na costa oceânica, o clima tem