APURA O DE ACIDENTES
Nossa investigação inclui tudo que se refere ao acidente como: instalações, substâncias utilizadas, equipamentos e métodos de trabalho empregados.
A identificação dessas causas são de extrema importância na análise, para que seja elaborado um plano de ação de forma que não venha a ocorrer outros acidentes. Usando a metodologia dos 5 Por Quê e árvore de causas baseado no depoimento e listas de perguntas feitas ao acidentado.Também se baseados na ABNT NBR 14280 que fixa critérios para o registro, comunicação, estatística, investigação e análise de acidentes do trabalho, suas causas e consequências, aplicando-se a quaisquer atividades laborativas.
Esta Norma aplica-se a qualquer empresa, entidade ou estabelecimento interessado no estudo do acidente do trabalho.
Seguindo a norma temos as seguintes definições: “acidente do trabalho: Ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com o exercício do trabalho, de que resulte ou possa resultar lesão pessoal. acidente de trajeto: Acidente sofrido pelo empregado no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do empregado, desde que não haja interrupção ou alteração de percurso por motivo alheio ao trabalho. acidente pessoal: Acidente cuja caracterização depende de existir acidentado. tipo de acidente pessoal (tipo): Caracterização da forma pela qual a fonte da lesão causou a lesão. agente do acidente (agente): Coisa, substância ou ambiente que, sendo inerente à condição ambiente de insegurança, tenha provocado o acidente. fonte da lesão: Coisa, substância, energia ou movimento do corpo que diretamente provocou a lesão.
Causas de um acidente fator pessoal de insegurança (fator pessoal): Causa relativa ao comportamento humano, que pode levar à ocorrência do acidente ou à prática do ato inseguro. ato inseguro: Ação ou omissão que, contrariando preceito de segurança, pode causar ou