Culpabilidade
As funções da moeda no sistema econômico são fundamentalmente as seguintes.
Instrumento ou meio de trocas ,serve para intermediar o fluxo de bens , serviços e fatores de produção da economia .
Denominador comum monetário –Possibilita que sejam expressas em unidades monetárias de todos os bens e serviços .É um padrão de medida.
Reserva de valor – posse da moeda representa liquidez imediata para quem a possui .
São tipos de moedas:moedas metálicas ,papel moeda e moeda escritural.
Antes o fluxo de trocas de bens e serviços na economia dava-se através do escambo. É fácil imaginar os transtornos trazidos por tal mecanismo. Se alguém tivesse com a mercadoria em excesso procurava alguém que desejasse e tivesse uma mercadoria diferente para a troca.
Com a evolução da sociedade certas mercadorias passaram a ser aceitas por todos , o sal que por ser escasso era aceito na Roma antiga como moeda.Em diversas épocas e locais diferentes,outros bens assumiram idêntica função , a moeda mercadoria constitui a forma mas primitiva de moeda na economia .
Os metais preciosos passaram a assumir a função moeda por sua durabilidade,resistência e por serem divisíveis em peso , foi implantada a “cunhagem” da moeda pelos governantes , o que deu origem a nossa atual moeda metálica.
O papel moeda teve origem ,moeda-papel .As pessoas de posse de ouro ,por questão de segurança , o guardavam em casos especializados , pessoas que trabalhavam o ouro e a prata –emitiam certificados de depósitos dos metais,as pessoas podiam então fazer os pagamentos com esses certificados .Como o depositário merecia a confiança de todos esses certificados foram ganhado livre circulação.Os ouvires percebendo que sempre permanecia em sua firma um determinado montante de metais preciosos sobre os quais não havia comando