Culpa no behaviorismo
Por quê fez isso? Por quê teve esta atitude? Qual a razão deste comportamento?
Fiz pois estava muito triste...
Minha atitude foi devido ao medo que eu estava sentindo!
Foi porque eu estava feliz. Simples...
.
Os sentimentos e comportamentos são causados pela história genética e ambiental, juntamente com a situação presente. Sendo o ambiente, o que é externo à ação, não ao organismo. Logo, o terapeuta foca não no sentimento em si, mas no evento que o antecede.
“Não consegui me divertir na festa pois pensava que deveria estar estudando...” “ Me sinto tão mal depois de 'atacar' o pote de sorvete e sair da dieta que estou fazendo há meses...” “Meu pai ficou tão aborrecido de eu viajar com meu namorado, que nem consegui aproveitar o passeio...”
“Só depois penso no que fiz, e sinto um sentimento horrível de CULPA....”
O que é este sentimento? ex. Charlie, é um homem que está constantemente mudando de relacionamentos afetivos. Jake é filho de pais separados e mora com o tio e o pai, onde não há figura “materna” no seu dia a dia. Quando Charlie conhece Wendy, e seu relacionamento fica um pouco mais duradouro, Jake começa a “se apegar” a Wendy criando laços afetivos. Mas ainda sim, Charlie termina o namoro, e se sente culpado por magoar o sobrinho que gostava de sua excompanheira.
Ou seja...
Jake pune negativamente seu tio retirando a atenção e o afeto, e introduz uma condição aversiva duradoura ao ficar de cara fechada, gestos e falas de reprovação, silêncio... Estas contingências aversivas, geram o sentimento de culpa em Charlie. Este, por sua vez, afim de minimizar esse sentimento, essas contingências, tenta desculpar-se, e até fazer agrados ao sobrinho em troca de gestos afetivos novamente. Tática essa conhecida de FUGA-ESQUIVA. Que tem objetivo de alterar as contingências