Estruturas organizacionais
Segundo Djalma Rebouças “Estrutura Organizacional é o instrumento administrativo resultante da análise, ordenação e agrupamento das atividades e recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando o alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas”.
2. Citar as quatro funções da administração e explicar cada uma delas:
> Planejar: Consiste em definir aquilo que será feito, como e quando será executado. Ex: Você vai precisar planejar nos próximos dias. Questões: O que? Como? Quando?
> Organizar: Basicamente consiste na divisão do trabalho e na distribuição das tarefas.
> Avaliação: Consiste em ohar para sua equipe de trabalho e saber quais são as suas qualidades e defeitos de cada um.
> Dirigir: Consiste no ato de orientar como fazer as tarefas, avaliar ou controlar (controle dos processos) durante a execução para obter resultados positivos.
3. Quais são os tipos de Estrutura Organizacionais existentes nas empresas? Explique cada uma delas:
> Quantidade – Neste são agrupados um número apropriado de pessoas não individualizadas que, entretanto, tem obrigação de executar tarefas sob as ordens de um superior.
> Funcional – são agrupadas de acordo com as funções da empresa. É o mais utilizado pelas empresas, por ser muito racional. A principal vantagem é que apresenta especialização nas áreas técnicas, além de melhorar os recursos nessas áreas. A principal desvantagem é que pode ocorrer um descumprimento de prazos e orçamentos, este tipo de departamentalização não tem condições para uma perfeita homogeneidade das demais atividades da empresa.
> Territorial (ou localização geográfica) – este tipo é usado por empresas territorialmente espalhadas. Um bom exemplo para entender melhor é o tipo que se usa nos bancos. As atividades são agrupadas e colocadas sob a ordem de um administrar apenas. Há vários exemplos.
>