Culinária Colombiana
No período de colonização, os nativos receberam a influência de outras culturas que chegaram ali. As comidas trazidas pelos europeus se misturavam aos sabores locais. A República da Colômbia está situada na América do Sul, e sua costa estende-se do oceano Atlântico ao Pacífico, e faz fronteira pelo noroeste com Equador, Peru e a floresta Amazônica do lado brasileiro.
Durante os séculos 17 e 18 chegaram os africanos trazidos para realizar trabalho escravo, e consequentemente começaram a mesclar sua cultura às demais. Mais tarde, no século 19, chegaram os ingleses e os franceses, diversificando ainda mais os pratos tradicionais colombianos. Os costumes alimentícios variam de um lugar para o outro, pois, dependendo do clima do local, bem como da disponibilidade de alimentos, que em lugares são muito fartos, e em outros predomina a escassez, ou até mesmo as diferenças sociais, contribuem para a discordância de comidas típicas e alimentos consumidos pelos colombianos.
Em Cundiboyacense oferece-se uma variedade de vegetais, como o repolho, o pepino, a alcachofra, as batatas nativas, tubérculos e rabanetes, entre outros, para condimentar comidas típicas. Embora tenha havido uma múltipla fusão de costumes e gostos culinários vindo de países do mundo inteiro, as regiões preservaram sua gastronomia, apenas acrescentando os sabores que evoluíram dos outros cantos do mundo.
Pratos Típicos
Lechona
É um prato feito com carne de porco, ervilhas, cebola, arroz, entre outras especiarias. Tudo é cozido em um forno de tijolos ao ar livre, por cerca de 10 horas. Muito apreciada no país todo, a receita tem peso principalmente no Departamento de Tolima. As vezes é consumido junto com arepas.
Arepa
É um prato que costuma ser servido como acompanhamento. É muito comum tanto na Colômbia, quanto na Venezuela. Feito a partir da farinha de milho, a arepa tem formato circular e é achatada. A farinha é misturada com água, e sal, e as vezes é acrescentada