cuidados
A nutrição também tem implicações sociais, econômicas, materiais e psicológicas, tanto em relação ao alimento como em relação à alimentação.
Alimentação – é a ação de receber ou proporcionar alimentos. É um processo voluntário e consciente.
Alimentos – são produtos de origem animal, vegetal, mineral ou sintética que fornecem às pessoas a energia de que precisam para crescer, andar, correr, pensar, respirar e até dormir. Eles são constituídos pelos nutrientes.
Nutrientes – são os elementos responsáveis pela manutenção de todas as reações bioquímicas necessárias para o perfeito funcionamento do organismo. Exemplo de nutrientes : proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e sais minerais.
Caloria – é a quantidade de calor necessária para elevar em 1º C a temperatura de 1 g de água a 15º C, sob pressão atmosférica normal.
Quilocaloria – são 1000 calorias. Porém, na maioria das vezes as informações nutricionais dos rótulos de alimentos simplificam o termo para apenas “caloria”, o que gera uma certa confusão. Em nutrição utiliza-se quilocaloria.
A alimentação é um componente fundamental para que possamos ter uma boa qualidade de vida. A nutrição inclui :
1) O metabolismo dos alimentos; 2) O valor nutritivo dos alimentos; 3) As necessidades quantitativas e qualitativas dos alimentos nas diferentes idades e diferentes níveis de desenvolvimento;
4) As mudanças em nutrientes e requerimentos alimentares que acompanham ou previnem estados patológicos; 5) Os fatores econômicos, psicológicos, sociais e culturais que afetam a seleção e a ingestão de alimentos.
A ciência e a prática da nutrição tem como finalidade contribuir com uma vida mais segura,