cuidado
O cuidado não se limita apenas a realização de uma tarefa ou procedimento para com o paciente,ele envolve também o fazer sem obrigação,a percepção ,o conhecimento e a intuição.
O cuidado torna-se então uma forma de expressão e de relacionamento com o ser humano,sendo neste caso o paciente, e com o mundo.Porém, apesar de muitas vezes o profissional encarregado possuir o desejo de colocar em prática o cuidado,a proporção de profissionais por paciente deixa a desejar, existindo muitas vezes números maiores de pacientes a números de profissionais,dificultando assim a execução deste ato.
Sendo o cuidado o principal objeto de trabalho do enfermeiro ,pode-se destacar três formas básicas de cuidado: os cuidados higiênicos ,administração de alimentos e a mudança de decúbito e massagem de conforto.
Os cuidados higiênicos envolvem as práticas comuns do banho e da higiene oral.A higiene oral é uma prática utilizada para limpar a cavidade bucal, em especial os dentes e a língua.
Ela deve incluir a escovação dos dentes, a limpeza da língua, o uso do fio dental e também os cuidados com dentaduras e pontes móveis. O banho possui maior predominância nos cuidados higiênicos, porém é preciso se avaliar um tipo de banho necessário ao paciente, Deve-se então observar a sua capacidade para o autocuidado e determinar não só o que o paciente pode fazer, mas como o fará, levando-se em consideração suas características individuais.
A administração de alimentos ao paciente dependente da enfermagem,é o quesito de cuidado mais ressaltado.Sendo evidenciados dois tipos de alimentação:a alimentação administrada através de sonda nasoenteral e a alimentação por via oral.A alimentação administrada por sonda é a alimentação por via enteral, comum em pacientes com dificuldades para deglutição ou pacientes que necessitem aumentar o suporte nutricional frente às baixas ingestões,cirurgias ou patologias que o impeçam realizar a deglutição ou