cuidados paliativos
Atividades de Vida Diária (AVD) que são as relacionadas ao autocuidado e que, no caso de limitação de desempenho, normalmente requerem a presença de um cuidador para auxiliar a pessoa idosa a desempenhá-las. São elas: Alimentar-se, Banhar-se, Vestir-se, Mobilizar-se, Deambular, Ir ao banheiro e Manter controle sobre suas necessidades fisiológicas.
Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD) que são as relacionadas à participação do idoso em seu entorno social e indicam a capacidade de um indivíduo em levar uma vida independente dentro da comunidade. São elas: Utilizar meios de transporte, Manipular medicamentos, Realizar compras, Realizar tarefas domésticas leves e pesadas, Utilizar o telefone, Preparar refeições, Cuidar das próprias finanças. (Brasil, M. S., 2006. P. 38)
Concordando com Okuma (2001, pág. 73), as Atividades Instrumentais de Vida Diária são mais complexas que as Atividades de Vida Diária. Dai a maior dificuldade apresentada pelos idosos nas AIVDs que nas AVDs. Pessoas idosas provavelmente são mais dependentes nas AIVDs. Os homens possuem maior independência nas AIVDs devido ao fato de possuírem mais contatos sociais durante toda a vida. Desde cedo os homens são ensinados a saírem de casa para trabalharem, para venderem sua força muscular no mercado de trabalho. Assim, as habilidades na AIVDs são mais desenvolvidas na maioria dos homens do que nas mulheres.
De acordo com o Ministério da Saúde (3006, p. 145), a dependência precisa ser reconhecida como uma importante questão de saúde pública. Seu impacto sobre a família e a sociedade não pode ser subestimado. No Brasil, a política Nacional de Saúde do idoso ressaltam a importância da parceria entre os profissionais de saúde e as pessoas que cuidam dos idosos. Aponta que essa parceria deverá possibilitar a sistematização das tarefas a serem realizadas nos próprios domicílios, privilegiando-se aquelas relacionadas à promoção da saúde, á