Cuidados odontológicos com o idoso
Natália Barreto Camara
RESUMO
A odontologia na atenção à saúde do idoso continua um pouco precária, porém é considerável o avanço nos últimos anos. Os idosos, por serem uma parte mais "fragilizada" da população necessitam de cuidados odontológicos específicos considerando a necessidade da abordagem interdisciplinar. A abordagem ao idoso deve ser feita com muito cuidado, deve-se ouvir e respeitar suas colocações. A confiança é a chave de tudo. MATERIAIS E MÉTODOS: Revisão bibliográfica utilizando 10 artigos dos últimos 10 anos, 1 livro de Patologia Oral & Maxilofacial e 1 publicação no Caderno de Saúde Pública, vol.16 do Rio de Janeiro. RESULTADOS: Pacientes idosos estão mais propensos a desenvolverem doenças na cavidade oral. CONCLUSÃO: Os pacientes idosos continuam atrás dos avanços odontológicos, porém, com o aumento da expectativa de vida acredita-se surgir uma busca pela qualidade de vida.
PALAVRAS-CHAVE Idoso, Saúde do Idoso, Odontologia Geriátrica, Saúde Bucal.
1. INTRODUÇÃO
O conceito de saúde bucal indica o caráter abrangente da atenção odontológica e a necessidade de sua integração. Os cuidados com a saúde bucal, que idoso é recomendado seguir, são variados, porém alguns expressam tal importância que se tornam indispensáveis para se obter uma boca saudável, e consequentemente a manutenção da saúde geral.
O problema mais grave que pode ser observado é a falta de interesse e baixa autoestima do idoso. A falta de interesse de todos esses problemas é a mais significativa, com isso o idoso fica mais propenso a desenvolver doenças na cavidade oral. Porque existe tanto desinteresse da parte deles?
Este estudo tem a finalidade de apresentar o que é a odontologia geriátrica, a abordagem ao paciente idoso e algumas doenças e complicações mais frequentes nesses pacientes.
1.1 Edentulismo
“O idoso é visto como um indivíduo desdentado, o que infelizmente traduz a realidade atual. 59,3% dos idosos