Odontogeriatria: aspectos fisiologicos, farmacologicos e psicosociais na reabilitaçao bucal do idoso
2276 palavras
10 páginas
ResumoO número de idosos vem expandindo aceleradamente devido à elevação do padrão de vida e dos avanços da ciência. Surgindo em 2001 no Brasil, a nova especialidade da odontologia, a odontogeriatra, estuda os fenômenos do envelhecimento que tem repercussão na cavidade oral e estruturas associadas. O cirurgião-dentista deve atentar para as particularidades dessa faixa etária, assim como a necessidade da troca de informações entre as demais especialidades da saúde que tratam do paciente, para a realização de um procedimento odontológico holístico, seguro e confortável. Imerso nesta lógica, este trabalho propõe, através de uma revisão de literatura, expor informações sobre os aspectos psicológicos, preventivos, fisiológicos e terapêuticos importantes no tratamento da saúde bucal do paciente senil.
Palavras-chave: Odontogeriatria; Idoso; Cavidade Oral.
A população de idosos mundial vem aumentando absurdamente, esse fato é resultado da melhora das condições de vida e do acesso aos avanços da Medicina. Estima-se que teremos cerca de 22 milhões de idosos no Brasil no ano de 2020, o que significará cerca de 10% da população total. E que um quarto da população mundial será de idosos. (FIAMINGHI, 2004)
A expectativa de vida do brasileiro, que em 2004 era de 70,4, deve atingir o patamar de 81,3 anos em 2050, de acordo com o IBGE. Como conseqüência, a cada dia um maior número de idosos, com 60 anos ou mais (OMS), se preocupa com os cuidados com a saúde e a estética. Neste aspecto está envolvida a classe odontológica que, aprimorando seus conhecimentos e desenvolvendo novos materiais, atende este público cada vez mais preocupado com a sua aparência e seu bem-estar. (VALLE-COROTTI, 2004)
Então a Odontogeriatria é um ramo da Odontologia em grande expansão, que visa o atendimento da saúde bucal de forma preventiva e curativa de pacientes com doenças ou condições de caráter sistêmico e crônico, associadas a problemas fisiológicos,
físicos ou psicológicos. A