CRESCIMENTO E RENOVAÇÃO CELULAR
Sequência de Conteúdos:
DNA e Síntese Proteica
Mitose
Crescimento e Regeneração de Tecidos vs. Diferenciação Celular
CRESCIMENTO E RENOVAÇÃO CELULAR O crescimento dos organismos e a renovação das suas estruturas ao longo da vida tornam-se possíveis, porque as células possuem informação que lhes permite reproduzirem-se, originando novas células, que se diferenciam e especializam em determinadas funções. A informação que programa todas as atividades celulares, e que é transmitida entre gerações encontra-se codificada no DNA contido no núcleo das células.
1. DNA e SÍNTESE PROTEICA
O núcleo das células eucarióticas está individualizado pelo invólucro nuclear ou membrana nuclear, uma membrana dupla que o separa do citoplasma. As duas membranas fundem-se em determinados locais originando os poros nucleares, que permitem o movimento de macromoléculas entre o núcleo e o citoplasma.
O invólucro nuclear está em continuidade com o retículo endoplasmático rugoso (R.E.R.).
No interior do núcleo podem existir um ou mais nucléolos.
A substância fundamental do núcleo chama-se nucleoplasma.
No núcleo existe um material fibroso, a cromatina, constituído por DNA associado a proteínas, as histonas.
O DNA é um ácido nucleico e na sua estrutura está codificada a informação genética, que permite a síntese de proteínas, que determinam a estrutura e a atividade metabólica das células, sendo em última análise responsáveis pelas características manifestadas por um indivíduo.
1.1. Composição e estrutura dos ácidos nucleicos – DNA e RNA
Há dois tipos de ácidos nucleicos: o DNA (ácido desoxirribonucleico) e o RNA (ácido ribonucleico). Ambos são polímeros de nucleótidos. Cada nucleótido é constituído por: 1 base azotada, 1 pentose, 1 grupo fosfato.
Cinco bases azotadas fazem parte da constituição dos ácidos nucleicos: adenina (A), citosina (C), guanina (G), timina (T) e uracilo (U).
C, T, U são bases pirimídicas (formadas por