TRABALHO DE FISISCA EXPERIMENTAL
FÍSICA EXPERIMENTAL - 1
RELATÓRIO 1
EXPERIMENTO DE DILATAÇÃO VOLUMÉTRICA
SÃO PAULO
MARÇO DE 2014
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
RELATÓRIO 1
DILATAÇÃO VOLUMÉTRICA
RELATÓRIO APRESENTADO A DISCIPLINA
FISICA EXPERIMENTAL 1
PROFª Drª– Wilson Orlandin
INTEGRANTES DO GRUPO:
EVERSON PAULO SENA ARAUJO RA: 2011.02.050.33-4 GABRIEL JOSÉ FURLAN RA: 2013.07.389.16-3
SÃO PAULO
MARÇO DE 2014
INTRODUÇÃO
O Objetivo de nosso trabalho é argumentar sobre o experimento da dilatação volumétrica com a variação de volume e temperatura.
DILATAÇÃO VOLUMÉTRICA
A dilatação volumétrica é um tipo de dilatação térmica, nela considera-se o volume, ou seja, essa dilatação ocorre nas três dimensões de um sólido (largura, comprimento e altura), ela é ocasionada pelo aquecimento da substância. Embora existam as divisões de dilatação térmica em linear, superficial e volumétrica, toda dilatação que existe na prática é necessariamente volumétrica.
Dilatação dos líquidos
Os sólidos têm forma própria e volume definido, mas os líquidos têm somente volume definido. Assim o estudo da dilatação térmica dos líquidos é feita somente em relação à dilatação volumétrica. Esta obedece a uma lei idêntica à dilatação volumétrica de um sólido, ou seja, a dilatação volumétrica de um líquido poderá ser calculada pelas mesmas fórmulas da dilatação volumétrica dos sólidos.
Coeficiente de dilatação volumétrico
Cada substância tem um coeficiente de dilatação próprio, esse pode variar ligeiramente com a temperatura, porém, na maioria dos casos, pode ser considerado constante. Podemos relacionar o