cuidados com a mucosa e pele
MUCOSAS DO IDOSO
Mudanças ligadas ao envelhecimento
O envelhecimento não é uma doença, mas pode trazer um grande número de dificuldades. Este é um processo natural, que, com o passar dos anos pode ser influenciado pelas heranças genéticas, hábitos e rotinas diárias, assim como pelo ambiente e outros fatores.
Estas são as principais mudanças que acontecem no decorrer dos anos, divididas por regiões do corpo:
Pele e anexos
Sistema músculo-esqulético
Olhos
Aparelho respiratório
Ouvidos
Aparelho digestivo
Boca
Aparelho genital
Nariz
Rins
Aparência corporal
Sistema nervoso
Pele
• Um dos primeiros sinais de envelhecimento são as alterações que vão acontecendo no rosto. Entre elas estão o aparecimento de rugas, marcas, manchas ou a pigmentação desigual da pele. Depois vêm as mudanças que afetam muito o aspecto psicológico do indivíduo, como o aparecimento dos cabelos brancos.
Nota-se, a calvície, nos homens, e o crescimento de pêlos faciais nas mulheres, além da perda de pêlos axilares e pubianos em ambos os sexos.
• Outra alteração é a redução do suor, com o aumento da secura da pele e menor adaptação às alterações atmosféricas, principalmente ao frio.
O que é a pele?
A pele é o órgão mais externo dos seres humanos.Recobre o corpo e tem a particularidade de se auto-renovar.Suas principais funções são: • Receptor sensorial
• regulador da temperatura corporal e do equilíbrio eletrolítico.
• Barreira defensiva contra agressões externas.
Compõe -se de 3 camadas diferenciadas que, de fora para dentro , são a epiderme, a derme e o tecido subcutâneo.
Cuidados com a pele
• A pele dos idosos é extremamente frágil.
Deve – se mantê-la limpa ,seca e hidratada.A observação cuidadosa da pele é muito importante ,devendo converter-se em rotina diária.O momento do banho ou das mudanças posturais constitui um bom momento para observar a sua integridade, cor, textura, vascularização e hidratação.
O que é e para que serve, a