CUIDADOS COM GESTANTES E GESTAÇÃO GEMELAR
Departamento de Enfermagem
Ana Paula de Camargo
Embriologia cuidados com gestantes e gestação gemelar
CamPO MOURÃO
Junho/2012
Gravidez
Durante a relação sexual, milhões de espermatozóides penetram através da vagina da mulher e sobem a uma velocidade estrondosa ao útero até chegar à Trompas.
Se esta mulher estiver em seu período fértil, um deles pode encontrar-se com um óvulo e fecudá-lo. Uma vez alcançado seu núcleo, onde se localiza suas informações genéticas, as 2 células fundem-se, trocam cromossomas e geram a 1ª célula do bebê a partir da qual formarão todas as demais.
Enquanto o ovo desce até o útero, acontecem sucessivas divisões desta célula. Primeiro, dividem-se em 2, que por sua vez se dividem em 4 e depois em 8, depois em 16 e assim sucessivamente. Tudo isto em aproximadamente 4 dias após a fecundação. Na gravidez ocorre varias mudanças tanto físicas quanto psíquicas no organismo materno, essas mudanças se deve ao momento no qual o organismo esta se preparando para gerar uma vida, nessa preparação está envolvido hormônios, células e entre outras estruturas. Estas mudanças trazem diversos problemas para essa gestante como edema de MMIISS, pirose, enjoos, cefaleia, fadiga entre outros. Onde a equipe de enfermagem pode estar atuando na orientação dessas futuras mamães. Uma gravidez gemelar requer cuidados especiais, uma vez que as modificações no organismo da gestante são diferentes. Irmãos gêmeos são aqueles que foram gerados em uma mesma gravidez, possuindo, portanto, a mesma idade. Eles podem ser oriundos de um mesmo zigoto, apresentando-se extremamente semelhantes (gêmeos homozigóticos) ou de dupla ovulação, sendo os gametas femininos fecundados por mais de um espermatozoide (gêmeos dizigóticos). Neste último caso, a semelhança entre os irmãos não é regra, e eles podem apresentar sexos distintos.
No caso de gêmeos homozigóticos, geralmente esse evento