Recensão Crítica "Todo o terreno - 4 anos de reflexões"
“Todo-o-Terreno – 4 anos de reflexões” – Ana Gomes Novembro 2008, Edições Rui Costa Pinto (249 páginas)
11 de abril de 2013
Técnicas de Comunicação Oral e Escrita I
Rita Moreira Junot/ Línguas e Relações Internacionais/ FLUP
“Todo-o-terreno – 4 anos de reflexões” é o único livro da autoria de Ana Gomes, deputada do Parlamento Europeu desde 2004. Ana Maria Rosa Martins Gomes é membro do Partido Socialista desde 18 de março de 2002, ano no qual foi eleita como Membro da Comissão Nacional e Política do PS. No ano seguinte tornou-se Secretária Nacional para as Relações Externas do PS e, em 2004, ingressaria no Parlamento Europeu, adquirindo o título de Eurodeputada socialista e Membro da Comissão Nacional do PS, até 2009. É autora da coluna de opinião com o mesmo título (do livro) na revista “Courrier Internacional” que constitui a principal fonte de textos nesta obra compilados. Este livro inclui também artigos publicados em “Diário de Notícias”, “Expresso”, “Jornal de Leiria”, “Jornal de Notícias”, “Público” e “Visão” e ainda nas publicações “Ação Socialista”, “Amnistia Internacional” e “Causa Nossa”.
“Todo-o-terreno – 4 anos de reflexões” trata-se de uma obra que reúne artigos variados, que cobrem a maior parte da atualidade nacional e internacional, desde julho de 2004, data em que a autora assumiu cargo no Parlamento Europeu.
As missões realizadas pela Eurodeputada ao terreno, nomeadamente, à Etiópia (2005), República Democrática do Congo (2006), Timor Leste (2007) e Angola (2008), e o contacto com as realidades nas quais foi inserida, permitiram-lhe escrever as 88 crónicas, reunidas nas 252 páginas deste livro, divididas em 14 capítulos, 13 dos quais dedicados a temas internacionais nos quais a autora destacou os artigos que dizem respeito às relações Europa-África, às relações transatlânticas, ao Iraque, à proliferação nuclear, ao terrorismo internacional e ao respetivo combate, e a Timor-Leste. O último capítulo do