Cuidados Com Cabos de Rede
O cabo UTP Cat.5e é um cabo consagrado no mercado, sendo bastante utilizado e indicado no cabeamento de redes locais.
Aplicações - Instalação de redes locais de computadores tipo Ethernet 10BaseT, Token-Ring e redes Categoria 5. Uso em redes locais com taxa de transmissão de até 100 Mbps.
Material - Condutores de cobre, isolados com composto especial com marcação no isolamento, torcidos em pares e capa externa em PVC não propagante a chama.
Instalação - A instalação compreende os vários procedimentos necessários para que o cabo seja instalado convenientemente e, com isto, a rede possa aproveitar ao máximo as vantagens que o cabo apresenta.
Inicialmente, para realizar-se uma instalação adequada dos cabos UTP Cat.5, é imprescindível que a infra-estrutura esteja preparada para proporcionar uma adequada proteção e acomodação. Portanto, é extremamente importante verificar o estado da infra-estrutura onde será instalado o cabo, antes de iniciar-se o lançamento do mesmos.
Lançamento - Os cabos UTP Cat.5 devem ser lançados mediante o auxílio de cabos-guia, obedecendo-se os seguintes procedimentos:
1. Os cabos UTP devem ser lançados ao mesmo tempo em que são retirados da embalagem e devem ser lançados de uma só vez, ou seja, nos trechos onde devam ser lançados mais de um cabo em um duto, todos os cabos devem ser lançados juntos, respeitando-se a taxa de ocupação dos dutos. 2. Utilize um percurso o mais reto possível ao instalar os cabos. Os cabos UTP devem ser lançados obedecendo-se o raio de curvatura mínimo do cabo que é de 4 vezes o seu diâmetro, ou seja, 21,2 mm. 3. Preliminarmente à passagem dos cabos, deve ser feita uma numeração provisória com fita adesiva nas duas extremidades para identificação durante a montagem.
4. Os cabos não devem ser estrangulados, torcidos e prensados ou mesmo "pisados" com o risco de provocar alterações nas suas características originais. 5. No caso de haver grandes sobras, estas deverão ser