APS II Comunica o e Marketing
GROUPON: liderança em compras coletivas
Olhando para o passado, os executivos do Groupon percebem que o modelo de negócio, o nível de crescimento e a valorização sem precedentes só foi possível graças à tecnologia disponível (internet) e os efeitos sociais decorrentes dessa mesma tecnologia (redes sociais).
Portanto é de se esperar que as futuras mudanças tecnológicas e sociais
(nanotecnologia,
acessibilidade mais barata, comunidades, sustentabilidade, etc.) continuem afetando o modelo de negócio de forma positiva – ou não. Portanto, algumas tendências devem ser monitoradas.
De que forma isso poderia ser feito? Ferramentas como o desenvolvimento de cenários poderiam ajudar? Outro problema são as baixas barreiras de entrada. Com o histórico de alto retorno, muitas empresas irão utilizar as experiências dos sites de compras coletivas nos mais variados segmentos da indústria, comércio e serviços. A entrada no mercado de muitas empresas oferecendo serviços similares criará um ruído que poderá prejudicar o Groupon. De que forma esse grupo poderia assegurar um diferencial?
A forma de conhecer e aprender as mudanças tecnológicas e sociais para os negócios é simplesmente utilizar da própria tecnologia, ou seja, ferramentas com uma visão realista do comportamento humano. É preciso explorar mais a economia comportamental e entendê-la fazendo com que todo gerente aprenda a usá-la melhor. A Groupon então seguirá buscando maneiras de explorar cada vez mais as futuras tecnologias, o relacionamento com o cliente e suas constantes mudanças.
Sim, pois os novos métodos e padrões desenvolvidos a partir de diferentes tipos de cenários farão com que a empresa fique adequada ao que o cliente procura. Sendo assim, a empresa terá mais oportunidades para transformar o cenário competitivo variando de setor para setor.
O principal fator que pode diferenciar a Groupon seria ela conhecer seus concorrentes para que então possa fazer uma campanha de marketing ainda