MISERICORDIA; Pequeno tratado das grandes virtudes

419 palavras 2 páginas
Gustavo Marcuz Benites
Ciências Econômicas

9. Misericórdia

Neste capítulo o autor começa a definir a misericórdia como a virtude do perdão, em seguida comenta sobre como o ato de perdoar acontece. Evidentemente o perdão se faz presente em um dado momento em que não se pode mais voltar atrás e consertar algo, assim como Deus não pode voltar no tempo não cabe a nós tal habilidade. Então nos resta perdoar e fazer com que o que se foi caia no esquecimento e passe a ser considerado como algo que nunca aconteceu antes. Mas não seria tolo o indivíduo que perdoa aquele sempre o te faz mal? Não seria mais prudente que deixasse de viver em sociedade com ele? Pois bem, o perdão é o ato, não de esquecer por completo, mas deixar de odiar aquele que errou então aí que se torna a virtude da misericórdia.
O autor ainda defende que em certos casos pode ser fácil de sermos misericordiosos, esses casos são os comuns entre todos nós como: quando algo rouba, mente etc. esses casos são fáceis porque também cometemos em alguns momentos de nossas vidas e nos recordamos então daquela passagem bíblica “aquele que nunca pecou que atire a primeira pedra” isso faz com que seja de praticar o perdão, explica o Autor. Mas e quando são erros que vão além dos comuns, como exemplos utilizados no texto, esses sim são absurdos para nós e se tornam um desafio de ser misericordioso nestes momentos.
Mas como perdoar sempre? Através do amor? Mas se o amor é misericordioso, então não é somente misericórdia, e amor por si só é o bastante para perdoar logo enquanto se ama se perdoa.
Através do amor conseguimos perdoar, e seria muito amar o inimigo como a ti mesmo? Muitas das vezes não conhecemos bem as pessoas que erram nesse mundo, mas outros pensadores, como cita o autor, já sabe que eles podem estar presos em suas crueldades sem saber. E destaco aqui uma frase também citada no texto: “Pai, perdoa-lhes: eles não sabem o que fazem” isso pode explicar muito o porquê de amar e ter misericórdia do próximo.

Relacionados

  • Psicologia Do Inconsciente Carl Gustav Jung
    58115 palavras | 233 páginas
  • Inteligência artificial
    173775 palavras | 696 páginas