cuidador de idoso
OBJETIVO
Desenvolver e instrumentalizar as pessoas interessadas em cuidar de idosos, sejam familiares ou profissionais. Estimular a reflexão em relação ao estágio tardio da vida, promover a compreensão do indivíduo na terceira idade para atender às suas necessidades de auto-identidade, companheirismo satisfatório e experiência significativa. Prestar assistência ao idoso diante das perdas do funcionamento físico e mental, proporcionar cuidados humanizados, estimular o autocuidado, propor ajustes as atividades da vida diária, favorecer o envelhecimento de forma saudável e atuante, identificar suas necessidades e expectativas em relação à vida, respeitando sua individualidade e as limitações apresentadas. Apropriar-se de atividades direcionadas ao idoso, compreender as principais alterações físicas e psíquicas, as principais doenças e seus respectivos cuidados e cooperar com a adesão aos tratamentos médicos.
MÉTODO
Aulas teóricas e práticas, utilizando técnicas de dramatizações, atividades em grupo, discussões de casos, reflexão sobre filmes que abordam o tema e desenvolvimento de vivências.
PROGRAMAÇÃO
• A situação de envelhecimento no Brasil: aspectos epidemiológicos e demográficos;
• Saúde na terceira idade: sono e repouso, alterações na comunicação, problemas de memória, depressão, demência,
Alzheimer, variações fisiológicas, incontinência urinária, mudanças psicológicas e sociais, orientação e integração da família nos cuidados.
• Ser um Cuidador: o autoconhecimento (limites e possibilidades), postura, contratação, vínculos empregatício, conhecer o Estatuto do Idoso, direitos humanos, testamento e inventário, preparo para atuação em domicílio, no hospital, em casa de repouso e acompanhamento em consultas médicas. • Conhecendo o outro: com quem estou me relacionando, o que gosta e não gosta, quais as suas principais características (personalidade, temperamento,
disponibilidade,