alavancagem
A alavancagem operacional existe devido à diluição dos custos fixos por uma base de vendas maior, visto que o aumento das receitas não implicará aumento dos custos fixos.
È de notar que a alavancagem operacional também funcionará ao contrário, uma redução nas vendas de 1%, levará a uma redução superior a 1% nos resultados operacionais. Isso será particularmente grave em empresas onde os custos fixos tenham um peso muito grande.
O fenómeno da alavancagem operacional explica porque é que conceitos como as same store sales nos retalhistas ouARPU nas telecoms assumem tanta importância.
A alavancagem operacional é a principal razão para existirem economias de escala.
As Same store sales são as vendas realizadas por um retalhista na mesma base de lojas de um período anterior (geralmente, o ano anterior). Portanto, estas vendas ignoram o efeito da abertura e fecho de lojas nas vendas gerais da empresa.
ALAVANCAGEM OPERACIONAL
A Alavancagem Operacional pode ser definida como o aumento desproporcional do Lucro Antes dos Juros e do Imposto de Renda - LAJIR - sobre o aumento das vendas, como conseqüência da utilização dos custos fixos. A definição de custo fixo é assunto bastante controverso na literatura e entre profissionais que atuam na área financeira empresarial, porém, como regra básica, toma-se por custo fixo a soma total dos custos que a empresa teria caso permanecesse com suas “portas fechadas” (férias coletivas, por exemplo) e mesmo assim aqueles continuassem inalterados; um exemplo de custo fixo é o aluguel que, estando ou não a