ctm ciencia e tecnologia dos materiais
2. A estrutura cúbica de face centrada e a Hexagonal compacta são as mais comuns encontradas nos metais devido ao alto fator de empacotamento (0,74). Com base na Figura abaixo demonstre como chegar nesse valor. Determine o número de átomos por célula unitária e o número de coordenação para a estrutura cristalina de face centrada. Cito três exemplos de metais que possuem estrutura cristalina CFC.
3. Quais são os índices para as direções indicadas pelos dois vetores no seguinte desenho?
4. Explique o fenômeno de alotropia (ou polimorfismo), cite no mínimo dois exemplos.
5. Explique a alotropia do ferro.
6. Calcule o número de lacunas por metro cúbico no ouro a 900 ₒC. A energia para a formação de lacunas é de 0,98 eV/átomos. Adicionalmente, a massa específica e o peso atômico para o Au valem 18,63 g/cm3 (a 900 ₒC) e 196,9 g/mol, respectivamente. (k = 8,62x10-5 eV/K)
7. Calcule o raio de um átomo de paládio (em nm), dado que o Pd tem uma estrutura cristalina CFC, uma massa específica de 12,0 g/cm3 e um peso atômico de 106,4 g/mol.
8. Considere o raio atômico do Níquel 0,1246 nm e estrutura CFC. Qual tipo de solução sólida é esperado que o Ni forme com o Pd? Justifique.
9. O titânio possui uma estrutura cristalina HC e uma massa específica de 4,51 g/cm³. Qual o volume de sua célula unitária em metros cúbicos?
10. A seguir estão listados o peso atômico, a massa específica e o raio atômico para três ligas hipotéticas. Para cada uma delas, determine se a sua estrutura cristalina é CFC, CCC, ou cúbica simples, e então, justifique a sua determinação. Uma célula unitária cúbica simples está mostrada na figura