Terapia Celular
1 INTRODUÇÃO
A terapia celular é uma terapia para tratar doenças e lesões através da substituição de tecidos doentes por células saudáveis. A maior aplicação da terapia celular hoje em dia consiste no uso de células tronco do sangue. As células-troncos são células que se diferenciam com capacidade de auto renovação e diferenciação em células maduras. São encontradas durante o desenvolvimento embrionário e também em tecidos adultos. O objetivo dessa terapia é substituir células, tecidos lesados ou perdidos para restaurar sua função para o tratamento de leucemias e linfomas.
2 TERAPIA CELULAR
A terapia celular busca restaurar o funcionamento de tecidos ou órgãos através da proteção da integridade celular ou reposição de células danificadas por células sadias.
As células-tronco e as células progenitoras tecido-específicas constituem importante fonte para reposição celular, podendo ser transplantadas diretamente no sítio de lesão.
No nosso trabalho abordaremos a terapia celular no seguimento das células-troncos.
2.1 Células-Tronco
Até pouco tempo atrás, acreditava-se que cada tecido adulto tem um tipo próprio de célula precursora, com capacidade limitada de diferenciação. Porém recentemente, acumularam-se evidências, em animais e nos humanos, de que células-tronco dos adultos podem romper essas barreiras. Assim, células obtidas de medula óssea poderiam ser utilizadas para reconstituir fígado, cérebro, músculo ou coração, característica que tem sido chamada de plasticidade. Por exemplo, células de medula óssea, injetadas próximas às bordas de infarto experimental em camundongos, diferenciam-se em células musculares e vasculares, substituindo o miocárdio lesado.
Da mesma forma, células-tronco da medula óssea poderiam ser utilizadas para reparar o defeito da distrofia muscular, pois se diferenciam em células musculares em camundongos com uma forma experimental da doença. Há ainda muito debate se esses resultados são devidos a células embrionárias