Crônicas
A palavra crônica está associada ao tempo, ou seja, registra acontecimentos históricos, verdadeiros e reais, em uma determinada sequência. Logo após seu surgimento, na Idade Antiga, relatava acontecimentos relacionados à pessoas importantes, como os imperadores, reis, generais e membros da alta classe.
Por volta do século XIV, consolidou-se a crônica contemporânea, após o surgimento da imprensa. Com isto os cronistas passaram a relatar a política, a vida social e o cotidiano em jornais e revistas. Assim os acontecimentos históricos que ocorriam naquela época eram publicados em grandes veículos de circulação, trazendo fácil acesso da população.
São escritas em primeira ou terceira pessoa, com características marcantes, como impressão de queo autor está dialogando com o leitor, com trechos repletos de expressões cotidianas, linguagem com aspectos de forma escrita e oral com possíveis trechos envolvendo sarcasmo e ironia por parte dos autores.
Pode receber diversas classificações tais como: a lírica, em que o autor relata com nostalgia e sentimentalismo;
- a humorística, em que o autor faz graça com o cotidiano;
- a crônica-ensaio, em que o cronista, ironicamente, tece uma crítica ao que acontece nas relações sociais e de poder;
- a filosófica, reflexão a partir de um fato ou evento;
- jornalística, que apresenta aspectos particulares de notícias ou fatos, pode ser policial, esportiva, política etc.
Especificamente, falaremos com mais detalhes da crônica jornalística, conforme opção de escolha do grupo.
O CONCEITO DO GÊNERO APRESENTADO
Crônica Jornalística:
A Crônica jornalista é um gênero com carecterística de relatar com ordem e de uma maneira detalhada determinados fatos e acontecimentos da atualidade em que se aplica. É um texto de não-ficção, bastante utilizados em jornais, revistas e internet. Por estes motivos, são escritas em estilo e características que se encaixem a um público amplo que tem