Sublimação do iodo
ANA LARA FREITAS
CAROLINA DE LIMA
ISABELLA TURIBIO DRUZIAN
TAINÁ FREIRE BOTTIGNON
MASSA DAS SUBSTÂNCIAS
DISCIPLINA: ANÁLISE DOS PROCESSOS FÍSICO QUÍMICOS I
OSVALDO CRUZ 2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.................................................................................3 2. OBJETIVO.......................................................................................4 3. REAGENTES, MATERIAIS E EQUIPAMENTOS..................................5 4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL....................................................6 5. RESULTADOS..................................................................................7 6. CONCLUSÃO..................................................................................8 7. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA........................................................9
1. INTRODUÇÃO
A sublimação é a uma técnica usada quando um dos componentes da mistura sólida sublima facilmente, isto é, passa diretamente do estado sólido ao estado gasoso, por aquecimento, e do estado gasoso ao estado sólido, por arrefecimento. Pode ser usada para purificar sólidos.
O sólido é aquecido até que sua pressão de vapor se torna suficientemente grande para ele vaporizar e condensar como sólido numa superfície fria colocada logo acima. O sólido é então contido na superfície fria enquanto as impurezas permanecem no recipiente original.
A vantagem que esta técnica apresenta é que nenhum solvente é necessário e assim não é preciso removê-lo mais tarde. A sublimação também permite a remoção de material ocluso, como moléculas de solvatação. Ela consiste num método mais rápido de purificação do que a cristalização, no entanto, não é tão seletiva, pois é difícil lidar coma similaridade de pressão de vapor entre os sólidos.
2. OBJETIVO
Verificar a conservação da massa na sublimação do iodo.
3. REAGENTES, MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
3.1. Reagentes * Iodo
3.2. Materiais *