Crónica
ESPAÇO SOCIAL
PERSONAGENS –TIPO
EPISÓDIOS DA VIDA ROMÂNTICA: a descrição /pintura caricatural, por vezes, de um certo estilo de vida, o romântico, através da crónica de costumes da sociedade lisboeta ( aristocracia e alta burguesia da década de 70 do séc. XIX)
O espaço social comporta os ambientes em que se movem as personagens/figurantes que representam a sociedade retratada e criticada pelo narrador – as classes dirigentes, a alta aristocracia e a burguesia.
* O jantar do Hotel Central – 156-176
Comente o episódio, tendo em conta os seguintes aspetos: a) Relação com a intriga central; b) Personagens-tipo: caracterização, comportamento, dimensão simbólica; aspetos da sociedade criticados; c) Estéticas literárias em confronto
* As corridas no hipódromo – 307-341 – cap. X
Comente o episódio, evidenciando os seguintes aspetos: a) Relação com a intriga principal; b) As personagens-tipo: caracterização, comportamento, dimensão simbólica; c) Aspetos da sociedade portuguesa criticados.
* O jantar em casa dos Gouvarinhos – 388-402 – cap. XII Comente o episódio, evidenciando os seguintes aspetos: a) Relação com a intriga principal; b) Personagens-tipoi e seu valor simbólico; c) A política e os políticos.
* O jornalismo português do séc. XIX ( Corneta do Diabo e A Tarde)
Aprecie criticamente a qualidade do jornalismo português, os códigos éticos e deontológicos dos profissionais de informação, baseando-se nos episódios:
- episódio da Corneta do Diabo – XV, 530-533
- episódio do jornal A Tarde – 571-579
* O sarau no Teatro da Trindade - ( XVI, 586 – 613)
Em relação a todos os episódios deverão considerar-se as seguintes linhas de análise: a) Relação com a intriga principal b) Personagens intervenientes; c) Visão crítica da sociedade portuguesa ( aspetos criticados); o nível cultural da elite