Resenha da artigo a dimensão pratica do cuidado de enfermagem
O artigo a dimensão pratica do cuidado de enfermagem foi apresentada ao programa de Pós-graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery universidade Federal do Rio de Janeiro, 210 pela aluna bolsista do CNPq (ano 2008-2010), e aprovado em 26 de janeiro de 2012. As respectivas autoras são: Natália Elisa Duarte, Márcia de Assunção Ferreira e Márcia Tereza Luz Lisboa.
O artigo enfoca o cuidado de enfermagem e as representações sociais sobre o cuidado, colocando em realce a ações de quem o realiza e de quem o recebe sob o ponto de vista de duas categorias: os acadêmicos iniciantes no curso de enfermagem e os concluintes. Está divido em seis seções, cuja quais são: Resumo, Introdução, Bases Conceituais, Referencial Teórico-Metodológico, Resultados e Discussões e Considerações Finais.
O artigo coloca em contraste as ações do cuidado e sua relevância para os grupos de acadêmicos iniciantes e concluintes de enfermagem. Logo, os iniciantes que por sua vez estão tendo seu primeiro contato, elaboraram suas representações a fim de tornar familiar aquilo que lhe é estranho, em contrapartida, os concluintes, que por sua vez já estiveram contato, formularam suas representações por meio de experiências, praticas, teorias, familiares dentre outros.
Os iniciantes partiram do ponto de que os cuidados de enfermagem devem ser executados considerando os sentimentos do cliente, com uma pratica interativa e afetiva, estar sempre presente, passar segurança e colocar em pratica seus conhecimentos adquirido sobre o cuidado para com o mesmo, e além de tudo passar confiança.
Para os concluintes, o cuidado consiste em ter e exercer os conhecimentos científicos, isso significa, ter conhecimento e saber aplica-los. Eles se baseiam na ideia de que para fazer o cuidado de enfermagem, é necessário ter respaldo teórico-prático, e ter conhecimento de tudo que faz. Para eles, o cuidado trata-se da realização de ações que visam responde a uma necessidade do outro, qualquer que