Crónica
O lançamento do peso pode ser dividido em quatro fases fundamentais: a preparação, o deslizamento, o lançamento propriamente dito ou arremesso e a recuperação do equilíbrio.
Preparação: tem início quando o atleta se coloca na parte posterior do círculo de lançamento, de costas para o local para onde vai lançar. Durante a preparação, é importante apoiar o peso debaixo do do maxilar inferior, mantendo o cotovelo alto e o membro superior livre descontraído. Os membros inferiores devem ser colocados na em linha, com o peso do corpo sobre a perna correspondente ao braço do lançamento, que deve estar flectida.
Deslizamento: consiste na realização de um pequeno salto que resulta num deslocamento à retaguarda. Este deslocamento deve ser rápido , e resulta de uma impulsão para trás da perna de impulsão. Os ombros mantêm-se virados para o ponto de partida. Após a impulsão, os pés apoiam-se rapidamente um a seguir ao outro (primeiro o pé de impulsão e depois o da perna livre) e juntos rodam na direção do lançamento.
Lançamento: tem início quando os dois pés se encontram em contacto com solo, após o deslizamento. O peso do corpo é suportado pela perna de impulsão e o tronco mantém-se um pouco arqueado. De seguida, a bacia roda para a frente, através da extensão rápida da perna de impulsão, acompanhada pela extensão da perna livre e do bloqueio da bacia. O cotovelo deve continuar elevado.
Recuperação do Equilíbrio: acontece após o lançamento do peso e caracteriza-se pela execução de um salto, colocando a perna de impulsão para a frente.