conhecimento
Conhecimento
O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã. (Leonardo da Vinci)
Conforme Sócrates, o conhecimento é “opinião verdadeira justificada” e complementa afirmando que “a opinião verdadeira acompanhada de razão é conhecimento, e, desprovida de razão, a opinião está fora do conhecimento”.
Sócrates era grego ateniense (idade antiga) e considerado pai da filosofia ocidental, acreditava que o melhor modo para as pessoas viverem era se concentrando no próprio desenvolvimento ao invés de buscar a riqueza material.
De forma resumida podemos entender o conhecimento como acumular mentalmente um conjunto de ideias e informações que juntas geram uma nova informação ou são utilizadas para raciocinar e gerar uma concepção sobre determinado fato ou coisa.
O conhecimento é sucessivo isto é, para se descobrir uma nova concepção é necessário utilizar o conhecimento prévio adquirido.
21
Meio de Aquisição do conhecimento
Como fazemos para adquirir um novo conhecimento?
Piaget, em sua “Epistemologia Genética”, verifica que o conhecimento é construído através da interação do sujeito com seu meio, a partir de estruturas existentes. Assim sendo, a aquisição de conhecimentos depende tanto das estruturas cognitivas (processo pelo qual a mente “percebe”) do sujeito quanto da relação dele, sujeito, com o objeto (o mundo).
Temos as seguintes formas de obter o conhecimento:
a)
Intuição: É a capacidade que o ser humano tem de perceber, discernir ou pressentir coisas, independentemente de raciocínio ou de análise;
b)
Experimentação: É a forma de se obter e classificar o conhecimento, sobre um fenômeno ou objeto, através da experiência executada de forma controlada;
c)
Racionalização: É a capacidade do ser humano de, através da razão, explicar e julgar determinado fenômeno ou objeto de forma lógica e que seja aceito e compreendido por