Críticas ao Sistema Socialista
Pontos Positivos: A economia está sob controle do governo, pelo que não há altos e baixos. Sua constância e sustentabilidade, além da justiça e da ética podem ser postas em prática. A quantidade de emprego é maior, que pode ser mais fácil para o Estado controlar a sociedade em questão. O Socialismo, como forma de enxergar as relações de trabalho e a exploração do ser humano contribuiu enormemente para a melhoria da qualidade de vida da população, especialmente no que tange aos direitos trabalhistas e a valorização da classe trabalhadora.
Pontos Negativos: A dificuldade em fazer negócios é amplamente maior, principalmente no que diz respeito a mercado internacional. Pois o estatismo e a centralização de capital, deixam faltar incentivos às instituições estatais para agirem de forma eficiente como as empresas capitalistas. Como as estatais não trabalham com tantas restrições orçamentárias, elas podem acabar por prejudicar a economia geral e causar efeitos negativos no bem-estar da sociedade. Não há concorrência e muito menos diversidade. Negócios domésticos não têm a motivação para progredir. Além disso, críticos alegam que num sistema socialista haveria redução de incentivos, diminuição de prosperidade, baixa viabilidade, e efeitos sociais e políticos negativos. O socialismo terminaria sendo um sistema econômico em que um indivíduo ou grupo de indivíduos controla os demais membros da sociedade mediante a coerção e a compulsão organizada.
Muitos países que tiveram históricos socialistas, ao se modernizarem e abrirem a economia cresceram muito. Na verdade por mérito dos dois lados da moeda: no socialismo não cresceriam mais, mas foi o socialismo que fundou bases sólidas, exatamente na educação.
Diferente do que os idealistas socialistas imaginaram e ainda imaginam, o socialismo só foi e só é capaz de gerar miséria, milhões de pessoas assassinadas, torturadas e total paralisação do progresso econômico, científico, intelectual e