Trabalho Final de Teoria I sobre o Golpe de 1964
PUC – SP
Análise do tema: A repressão política decorrente do golpe de 1964.
Conceição Cordeiro Bacelar – História – MA1
Disciplina: Introdução aos estudos históricos. Profª: Maria do Rosário.
Introdução
A fonte utilizada para esta análise é o Jornal "Folha Socialista" de Agosto de 1964 - Editado pela Comissão Executiva regional de São Paulo do PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO - Redação: Praça Carlos Gomes, 109. - Diretor responsável: Luiz C. Braga
Ano: XV - Número 118
A periodicidade e a tiragem são desconhecidas. No ano em questão, a primeira edição é de Fevereiro, a segunda de Agosto e a última de Dezembro.
O jornal é formado por oito páginas, que estão divididas em vinte e um artigos, dos quais apenas um é fixo a coluna: Política Nacional – Notas em torno dos fatos.
Todos os assuntos abordados pelo jornal versam sobre política, e isto já se torna evidente pelo próprio título do jornal, "Folha Socialista", que também demonstra o ponto de vista e a forma de governo defendida pelo mesmo. Neste caso, de acordo com o conceito de socialismo, a forma de governo defendida seria totalmente contrária ao regime de ditadura e ao sistema econômico capitalista em vigência. Nesta edição, discorre-se sobre o Brasil pós – golpe de 1964, priorizando os acontecimentos ocorridos em São Paulo.
O significado de analisar a imprensa
O objetivo principal de qualquer pesquisador ao analisar uma fonte documental, é tentar entender o período e os problemas ou as questões abordadas por ela. Pode ter ainda, o intuito de reforçar uma tese sobre certas problemáticas do presente que tenham sido formuladas pelo pesquisador. A pesquisa é o agente primordial na tentativa de entender e responder questões lançadas no presente a respeito de nosso passado. E a realização de pesquisas também é fundamental para o professor no planejamento de suas aulas, tanto por um necessário