Serviço-Social
CAROLINE SANTOS MATOS
REFLEXÕES DO DESENVOLVIMENTO HISTORICO DO BRASIL: POLÍTICAS SOCIAIS – 1960/1980
ILHEUS - BA
2014
CAROLINE SANTOS MATOS
REFLEXÕES DO DESENVOLVIMENTO HISTORICO DO BRASIL: POLÍTICAS SOCIAIS– 1960/1980
Trabalho apresentado ao Curso SERVIÇO SOCIAL da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como Atividade Interdisciplinar com eixo integrador das disciplinas: Estatística e indicadores sociais; Economia política; Psicologia social; Fundamentos hist. Teóricos do ssoc. II.
Orientador: Prof.Clarice Kernkamp; Sérgio Góes; Marilucia Ribeiro; Paulo Sérgio Aragão.
ILHEUS - BA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 REFLEXÕES DO DESENVOLVIMENTO HISTORICO DO BRASIL: POLÍTICAS SOCIAIS– 1960/1980 5
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Com o objetivo de apresentar reflexões sobre o desenvolvimento histórico do Brasil entre os anos de 1960 a 1980, com ênfase para os desdobramentos das políticas sociais, aprimoramento do serviço social e a incorporação de novos elementos na profissão.
O Brasil é um país relativamente novo, todavia carrega uma história belíssima na luta e formação de seu estado, enquanto poder constituído e representativo. A população que pouco participava foi buscando seu espaço para colocar suas necessidades e demandas, conforme foram constituindo-se como classe trabalhadora.
A luta por melhores condições de vida e de trabalho e a devida responsabilidade do Estado para enfrentar as expressões da questão social fortalecem-se a partir da década de 1980, momento limite para os brasileiros, transição do governo autoritário e de ditadura militar para o inicio da construção de um governo democrático.
A